O curso Graduação Executiva em SIG, é a versão contemporânea da Graduação Profissional em SIG, iniciado em 2001, com dezenas de turmas organizadas e centenas de alunos formados.
Na versão laboral, funciona em regime muito intensivo, em apenas 5 dias.
O método resulta muitíssimo bem, na medida em que a sequência de trabalho é facilitadora da apreensão de saberes e da sua aplicação prática.
Nas versões em horário pós-laboral e weekend, as únicas possíveis para alguns alunos com limitações de horário diário, o curso estende-se ao longo de 10 dias consecutivos ou alternados.
Organização do curso – Oito Unidades Temáticas.
Destinatários - A frequência da Graduação Executiva em SIG, é uma oportunidade única, nomeadamente para recém-licenciados ou estudantes, que realizam novas experiências em ambiente de trabalho e adquirem competências adicionais que complementam e valorizam a dimensão académica. Para os já profissionais é um momento de consolidação e organização de saberes, ou seja uma mais-valia que valoriza a prestação profissional.
Pré-requisitos - O processo de seleção é feito através da análise do curriculum académico e profissional. Os candidatos, que poderão ter ou não ter formação superior, devem demonstrar capacidades e motivação para a frequência de um curso intensivo e trabalhoso que requer muitas tarefas práticas e leituras de textos técnicos.
Candidaturas – Através de
Loading..., +351 21 387 95 57 ou
academy@geopoint.pt.
Propinas - Consultar
www.geopoint.pt; telefone +351 21 387 95 57. Se optar por realizar o exame de curso, a propina é de 80 euros.
Diploma – Diploma, (em português e inglês) emitido nos termos do n.º 2.2 do DE 15868/2002 do Secretário de Estado do Trabalho, de 28 de Junho (DR 2.ª série de 12 de Julho de 2002), emitido pela GeoPoint, entidade formadora acreditada pela DGERT – Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (Ministério da Economia) – Registo 2960. Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º74/2006, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, o certificado de GRADUAÇÃO EXECUTIVA EM SIG emitido pela GeoPoint é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Tratado de Bolonha.
Funcionamento – As atividades de ensino-aprendizagem relativas às diversas unidades curriculares deste curso funcionam em regime presencial ou a distância, neste caso, com recurso a uma plataforma de e-learning.
Modelo pedagógico – O segue um modelo pedagógico próprio, especificamente concebido, com os seguintes princípios:
· Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é ativo e responsável pela construção do conhecimento.
· Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem (conteúdos e atividades de aprendizagem) de forma flexível, com poucos imperativos temporais ou de deslocação. Este princípio concretiza-se na primazia da comunicação assíncrona nas unidades a distância, o que permite a não-coincidência de tempo, já que a comunicação e a interação se processa à medida que é conveniente para o formando.
· Ensino baseado na interação diversificada, nomeadamente entre o formando e os recursos de aprendizagem sendo socialmente contextualizada.
Tempo de estudo e aprendizagem – Todas as unidades curriculares presenciais têm tempos de ensino em sala e tempo de esforço estimado global.
Recursos de aprendizagem – Nas diferentes unidades curriculares ser-lhe-á pedido que trabalhe e estude apoiando-se em diversos recursos de aprendizagem, nomeadamente textos, software, bases de dados, objetos de aprendizagem, etc. A quase totalidade dos recursos é fornecida online, no entanto há bibliografia recomendada que deve ser lida ou consultada.
Avaliação e classificação – A avaliação final, é qualitativa e suportada nos seguintes níveis; Insuficiente, Suficiente. Bom e Muito Bom. O exame, facultativo é classificado na escala de 0 a 20 valores e percentagem equivalente, para a tornar universal.
Coordenação do curso – Francisco Costa, MSc pelo IST-UTL.
Equipa docente – Francisco Costa, João Ferreira, Sandra Efigénio e outros
Apoio técnico – Em caso de necessitar de ajuda ou apoio técnico, relativamente ao ambiente tecnológico de suporte ao desenvolvimento do curso, poderá contactar
academy@geopoint.pt.
Aplicação do modelo pedagógico - A aplicação do modelo de ensino, já muito testado e permanentemente atualizado, pressupõe uma didática baseada na conceção e organização prévia, por parte do corpo docente, de um percurso de formação e aprendizagem, através da adoção de um conjunto de elementos caracterizadores. Estes elementos são estruturantes para a organização de classes virtuais integrando um máximo de formandos que, atendendo à excelência que queremos atingir, não excederá os 10.
Tratando-se de um percurso de aquisição de saberes muito especializado e intensivo, o formando deverá já possuir conhecimentos suficientes de operação informática ao nível de utilizador e de língua inglesa, pelo que já desenvolveu alguma autonomia e já possui algumas competências essenciais. Saliente-se contudo, que no seu percurso de ensino, o formando deverá obter conhecimentos e prática de desempenho que lhe permitirão desenvolver trabalho com características inovadoras num regime de grande autonomia.
Atendendo à especificidade dos formandos deste curso, a variante didática do modelo assenta num elemento estruturante, o Guia do Curso, que é o documento norteador das unidades curriculares.
Expectativas – O curso visa a formação de utilizadores experientes em tecnologia SIG, preparados para fazer face aos desafios do mercado aberto, globalizado e competitivo em que estamos inseridos habilitando para o desempenho funções de técnico superior.
Objetivos
· Dotar os formandos dos conhecimentos técnicos e científicos associados à conceção, construção e exploração de sistemas de informação geográfica, vitais para a competitividade das instituições e das empresas;
· Desenvolver estratégias e instrumentos de gestão da informação geográfica adequados à análise de questões complexas associadas aos diversos ramos de saber;
· Conceber sistemas e tecnologias de informação geográfica,
Competências a desenvolver:
· Estruturação de um SIG – Sistema de Informação Geográfica
· Gestão operacional de um SIG (inserção, modificação e anulação de dados)
· Exploração das potencialidades dos SIG para produção de valor.
Itinerário pedagógico:
A Iniciação aos SIG
B Coordenadas e Projeções
C Bases de Dados
D Edição e Tratamento de Dados
E Análise Espacial Vetorial
F Análise Espacial Matricial
G Análise Espacial em 3D
H Projeto Coletivo
I SIG nas Organizações
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