-
Dúvida Urgente
Foi-me solicitado que efectuasse um projecto de estabilidade de um passadiço metálico que seria encastrado nos pilares existentes de uma mini barragem.
Gostaria de saber de que forma me posso salvaguardar, uma vez que o a estrutura será suportada pelos pilares existentes.
Devo fazer alguma referência no termo de responsabilidade? O que sugerem?
Grato pela atenção dispensada.
Pedro V.
-
Mais importante é averiguar o estado de conservação dos pilares e prever eventual reabilitação/reforço. Não há termo de responsabilidade que o ilibe das suas responsabilidades de projectista.
-
Se o cliente não está preocupado com a segurança dos pilares então deve salvaguardar-se o máximo possível. Assegure-se que tem documentos (emails, actas) que comprovem que foi a pedido do cliente e refira isso na memória. Mas tal como o martinho diz, em última instância, a responsabilidade (legal e moral) é sua. Se não concorda, não faça.
-
Caro Pedro
Apenas lhe compete exigir do dono de obra, que verifique a capacidade resistente dos pilares existentes os esforços determinados pelo seu dimensionamento, por meio de ensaios.
Como já foi referido antes, o termo de responsabilidade pressupõem da sua parte a confiança na solução adoptada, sendo preferível não o fazer caso tenha alguma dúvida sobre a sua viabilidade.
Cumprimentos