Planilha de cálculo de fundações COMPLETA
LANÇAMENTO - PLANILHA DE CÁLCULO DE FUNDAÇÕES R020 (VERSÃO FINAL, OU QUASE)
Saudações!
Concluí a revisão completa e profunda da nossa planilha de cálculo de fundações, com foco na migração para a Teoria da Elasticidade e eliminação de inconsistências de segurança e unidade.
Esta nova versão R020 (Vesic-Poulos-Decourt) está pronta para ser o input direto para os softwares de elementos finitos (Robot/SAP2000).
A planilha verifica o risco de atrito negativo (quando a grande variação de densidades, correndo o risco da estaca afundar devido a massa do solo compressível), facilitando identificar esses riscos.
PRINCIPAIS MUDANÇAS E BENEFÍCIOS:
MIGRAÇÃO RACIONAL (KV e KH):
- A rigidez (molas) não é mais calculada via fórmulas polinomiais empíricas.
- Rigidez Horizontal (Kh): Implementada a equação de Vesic (1961), que considera a flexibilidade da estaca e o confinamento (Fator 1,3/Bowles).
- Rigidez Vertical (Kv/Kv,f): Implementadas as equações de Poulos & Davis e Randolph & Wroth, com base direta no Módulo de Elasticidade do solo (Es).
CONSISTÊNCIA DE PARÂMETROS (FATOR ES):
- Eliminamos o risco de valores incorretos: A planilha agora possui uma Tabela Mestra que correlaciona o N-SPT aos Módulos Es e Poisson, garantindo que o coeficiente da mola reflete a rigidez real do solo.
CORREÇÃO DA CAPACIDADE À TRAÇÃO:
- A regra antiga de "30% da compressão" foi substituída por um Fator de Eficiência de 70% (xi = 0,70) sobre a Carga Última Lateral, eliminando a dupla penalização e destravando a capacidade real de arrastamento da estaca.
ROBUSTEZ NO FLUXO DE DADOS:
- O cálculo do NSPT médio (para sapatas/tubulões) foi melhorado para ignorar zeros/células vazias na profundidade do bulbo, tornando o cálculo da média robusto para sondagens curtas.
AUDITORIA DOS FATORES:
- As tabelas de Décourt (Alfa/Beta) e Aoki-Velloso (F1/F2) foram ajustadas para incorporar as adaptações de Alonso e Monteiro, removendo conflitos antigos.
A planilha está pronta para uso. Qualquer dúvida sobre a nova metodologia (Vesic, Poulos, etc.) deve ser direcionada ao engenheiro responsável pelo projeto.
Sucesso e bom trabalho!
Caso deseje compartilhar, por favor, link este post diretamente em sua publicação:
Download:
Checagem de virus: