A AQUIP tem avançado com algumas iniciativas interessantes. E se realmente ainda não tem capacidade de certificação, avança a passos largos para tal, como mostra a noticia seguinte


ANQIP lança modelo de Certificação e Rotulagem da Eficiência Hídrica para Chuveiros e Sistemas de Duche
Numa família de 4 elementos, a adopção de produtos certificados pela ANQIP permitirá uma poupança anual, em água e energia, na ordem dos 380€.
Com o objectivo de mostrar ao consumidor a eficiência de artigos como chuveiros e sistemas de duche, a ANQIP, Associação Nacional para a Qualidade das Instalações Prediais, vai lançar um protocolo que prevê uma Certificação e Rotulagem da Eficiência Hídrica destes produtos. Este sistema, a ser implementado ao longo do último trimestre de 2009, vai apresentar uma classificação semelhante à dos electrodomésticos, sendo que a rotulagem varia entre o A++ (o mais eficiente) e o E.
O modelo de Certificação e Rotulagem de Eficiência Hídrica de Chuveiros e Sistemas de Duche, que abarca as cabeças de duche, bicha e conjunto de torneira, trata-se de uma classificação que tem em conta o consumo de água e energia destes artigos.

A adesão das empresas a este sistema de certificação e rotulagem da ANQIP, que permitirá uma poupança de cerca de 380€, anualmente, em termos de água e energia, a uma família de 4 elementos, é feita de forma voluntária e consensual, assente num conjunto de Especificações Técnicas levadas a cabo pela ANQIP. Além disso, este protocolo reveste-se de grande importância em Portugal, uma vez que a ineficiência em termos de poupança de água representa 0,65% do PIB

Este mesmo protocolo é já usado noutros países, como os Estados Unidos, Países Nórdicos, Austrália, Japão, Reino Unido, entre outros, sendo que Portugal é pioneiro, em termos europeus, ao estabelecer uma rotulagem do tipo energético, por letras.

A ANQIP apresentou já anteriormente um outro protocolo, o Sistema de Certificação e Rotulagem da Eficiência Hídrica nos Autoclismos, ao qual aderiu já 70% do sector (um total de 96 modelos abrangidos por este modelo). A lista dos modelos certificados pode ser consultada no site da ANQIP (index). Está ainda previsto aplicar este protocolo às torneiras e a outros dispositivos. Estas acções demonstram a preocupação da ANQIP em preservar o ambiente e recursos hídricos, até porque actualmente a humanidade utiliza já cerca de 50% dos recursos de água doce disponíveis, prevendo-se que em 2025 rondará os 75%.


Fonte: Salinas Magazine

No que diz respeito aos cursos, frequentei o de Dimensionamento de Redes de Esgotos e achei razoável.