O Parlamento Europeu (PE) atribuiu ao 1.º Congresso Ibérico de Jovens Engenheiros (CIJE2012) o Prémio do Cidadão Europeu 2012. A entrega do Prémio motivou a realização de uma cerimónia no Gabinete do PE em Lisboa, no passado mês de outubro, e uma reunião alargada aos vencedores dos 27 Estados-membros que teve lugar em Bruxelas, na Sede do PE, a 7 e 8 de novembro.
O Prémio do Cidadão Europeu 2012 atribuído ao CIJE2012 foi entregue ao Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Matias Ramos, que se fez acompanhar nas cerimónias pelo Presidente da Comissão Executiva do CIJE2012, Bento Aires.
O "CIJE'12", que decorreu em Braga em maio de 2012, teve como objetivo promover a participação dos jovens em todos os domínios da vida profissional e reforçar as relações entre os jovens engenheiros e a sociedade.
Portugal viu ainda o projeto "Vencer o Tempo nas 7 Cidades", assente no conceito de cidades amigas dos idosos, distinguido com este Prémio, representado por Ivone Ferreira, ex-jornalista da RTP.
A cerimónia em Bruxelas permitiu ainda a realização de encontros entre o Bastonário e alguns Deputados Europeus, nomeadamente Edite Estrela, Paulo Rangel, Carlos Coelho e José Manuel Fernandes, a quem o representante da Ordem transmitiu as preocupações e o entendimento desta Associação Profissional sobre o que deve ser a mobilidade profissional e as exigências de qualidade ao nível do exercício profissional que o conceito de mobilidade deverá incorporar.
Fonte: Ordem dos Engenheiros
Partilha