A APCER – Associação Portuguesa de Certificação comemorou, no passado dia 17 de Dezembro, em Lisboa, os 20 Anos de Certificação em Portugal, sob o mote “Garantir o Futuro pela Confiança”.
Durante a cerimónia, que contou com a presença de mais de 400 convidados, foram distinguidas as primeiras empresas certificadas em Portugal e alguns dos auditores que muito contribuíram para a credibilidade e desenvolvimento da certificação.
O Ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, José Vieira da Silva, foi um dos convidados da cerimónia, cuja presença constituiu um importante estímulo para todas as empresas e que muito contribuiu para o sucesso desta iniciativa.
Presentes na cerimónia estiveram José António Barros, Presidente da Associação Empresarial de Portugal, Jorge Rocha de Matos, Presidente da Associação Industrial Portuguesa, os dois maiores Associados da APCER, entre muitas individualidades do meio económico, nomeadamente, pelas empresas a distinguir, os presidentes de alguns dos maiores grupos empresariais nacionais.
A cerimónia contou com a intervenção especial de José Gil. Considerado pela revista Le Nouvel Observateur como um dos 25 grandes pensadores do mundo e autor do livro “Portugal, hoje: o medo de existir”, o filósofo português fez uma intervenção sobre a CONFIANÇA, um dos principais desafios que o País enfrenta na actual encruzilhada do crescimento económico.
O evento foi ainda marcado pela entrega de prémios às crianças vencedoras do Concurso Nacional de Desenhos Infantis sobre Ambiente, que a APCER promoveu em Portugal.
O Grupo Coral dos Pequenos Cantores da Pontinha encerrou a cerimónia com alguns dos seus belos cânticos natalícios.
A comemoração dos 20 Anos de Certificação em Portugal foi também assinalada com a apresentação de um estudo, promovido pela APCER, sobre a certificação em Portugal. O estudo “A Certificação nos hábitos de compra dos portugueses” foi realizado pela Marktest e pretendeu conhecer a influência que a certificação possui no dia-a-dia dos consumidores e como esta é valorizada nas suas escolhas, quer de serviços quer de produtos.
Destaca-se como principal conclusão deste estudo que, enquanto consumidores, 80% refere que a certificação tem alguma ou muita influência na escolha do produto ou serviço, pois é a garantia de qualidade do produto/serviço e garantia de segurança/confiança/credibilidade no produto.
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