Para os Engenheiros
será que é possível trocar um aço de X mm por um aço de Y mm menor, porem mantendo a mesma quantidade em Quilos e diminuindo os espaços dos negativos e dos positivo? e ai galera quem sabe
Para os Engenheiros
será que é possível trocar um aço de X mm por um aço de Y mm menor, porem mantendo a mesma quantidade em Quilos e diminuindo os espaços dos negativos e dos positivo? e ai galera quem sabe
Ok... então estamos a falar de alterar a estrutura.
A única coisa que me permito dizer sobre a questão colocada é que deves pedir ao engenheiro que fez o projeto para te dizer o que podes manter ou não, e onde.
Os cálculos de estrutura não se referem ao peso do aço, mas sim à área de aço por área de elemento de estrutura, em função das resistências dos materiais... ou seja não é o peso que precisas de manter, mas sim a área.
O problema é que se vais começar a trocar armaduras, necessariamente isso vai ter impacto, por exemplo, nas amarrações, na ductilidade do comportamento da estrutura, etc etc etc...
Por isso: fala com o projetista ou, se entraram em conflito, arranja outro que te analise o projeto e te responda às questões. O barato pode sair muito caro.
O sonho de todo armador é trabalhar com poucas bitolas, tudo padronizado... até o cara q compra o aço pensa assim. Até o projetista gostaria q fosse assim, mas esse tipo de escolha impacta no custo e na viabilidade do projeto (q muitas vezes precisa ser refeito quase q do zero, o q gera custos). Mas quando o cliente tem pressa e não quer gastar com o projeto, acontece isso, todo tipo de bitola e aço, maior chance de erros de execução, etc... no final o custo da mão de obra bate fácil essa escolha (burra).
Faça como o PCLeal recomendou, procure o projetista original, se ele se recusar, e só então, procure um segundo calculista. Mas se quiser uma resposta mais direta, "sim, é possível converter bitolas menores aumentando-se a quantidade", mas lembre-se q isso gera uma redução no espaço entre as barras, e as normas em geral estabelecem um espaçamento mínimo a ser respeitado. Se isso tudo estiver ok, então não terá problemas. No entanto, se as barras ficarem muito próximas entre si vai ser difícil passar o vibrador por entre a armadura, se o vibrador tocar na armadura, isso gera problema tanto quanto se ele não entrasse. Outro fator, ainda é o diâmetro dos agregados. Então, vê-se q não é uam questão tão simples assim.
"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
Martin Luther King
Partilha