A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) organiza nos dias 12, 13 e 14 de Novembro no Porto e nos dias 15 e 16 de Novembro em Lisboa a ação Como Vender na Polónia: “Um Mercado de Importância Crescente para Portugal”, que visa orientar e responder a questões colocadas pelas empresas e prestar aconselhamento personalizado sobre Como Vender no Mercado Polaco, numa perspectiva de primeira abordagem, ou de qualificar e desenvolver negócios na Polónia.

A Polónia, com mais de 38,5 milhões de consumidores e uma boa localização geoestratégica na Europa Central, é hoje uma das economias mais dinâmicas da UE, tendo melhorado a sua posição competitiva neste âmbito (6.ª maior), sendo considerada a que melhor resistiu à crise mundial, apresentando taxas de crescimento superiores à média comunitária e que oferece apelativas oportunidades de negócio para as empresas portuguesas, tanto na óptica das exportações, como do investimento. A Polónia é também o país da UE com maiores verbas do QREN
2007-2013 (65 Mil Milhões de Euros)!

A economia polaca, sendo a maior no conjunto dos PECO, encontra-se num ciclo de crescimento sustentável e registou o mais rápido crescimento na UE, fruto da forte procura interna e do seu desenvolvimento tecnológico, potenciados pelos elevados níveis de investimento estrangeiro (IDE) em sectores estratégicos.

Para além da sua dimensão, a Polónia oferece outras vantagens comparativas: é um mercado plataforma de acesso a países vizinhos; conta com grandes apoios comunitários e um transparente sistema de incentivos fiscais e financeiros ao investimento; tem um excelente nível risco-país; dispõe de factores de produção competitivos, em particular mão-de-obra qualificada e acessível; foi bem sucedida na normalização do seu sistema legislativo e institucional com a matriz comunitária e registou elevados índices de crescimento do PIB (entre 2007-2011, teve a mais elevada taxa média de crescimento comunitária - 4,3% ao ano - o que potenciou o aumento do poder de compra e do consumo).

A balança comercial luso-polaca, tradicionalmente deficitária para Portugal, em 2011, e pela 1ª vez ao longo dos últimos 10 anos, revelou-se favorável, sendo o crescimento das nossas expedições de 9,4%, face a 2010. Temos mais de 800 exportadoras para a Polónia e 70 investidoras neste país, sendo que mais de 100 empresas polacas têm capital português. Contudo, existe muito espaço para crescer dado o enorme potencial de negócios ainda por explorar, pelo que a Polónia pode e deve assumir um papel de maior importância para Portugal entre os parceiros comunitários. Já existe, inclusivamente, uma vasta experiência de empresas portuguesas em sectores de interesse na Polónia e várias estão muito bem posicionadas nas áreas da distribuição, construção, energia eólica, banca, etc.


Mais informações em: aicep Portugal Global