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Construção da nova ponte ferroviária sobre o rio Umbelúzi
Uma nova ponte ferroviária sobre o rio Umbelúzi será construída a partir deste ano no distrito de Boane, província de Maputo. A nova infraestrutura será erguida no quilómetro 37,7 da linha de Goba, na zona onde se localiza a antiga ponte, a operar abaixo dos padrões de segurança recomendados.
Presentemente, de acordo com um comunicado da Direção de Engenharia dos CFM, decorre a seleção do empreiteiro para as obras, estando a entrega de propostas marcada para a próxima terça-feira em Maputo.
A decisão de se avançar para a construção de uma nova ponte seguiu-se a avaliações feitas ao projeto inicial de se reabilitar a ponte ora existente, numa iniciativa que tinha em vista conferir-lhe uma maior segurança à circulação de comboios naquela ferrovia que liga Moçambique e o Reino da Suazilândia.
Aquando da interrupção da linha férrea de Ressano Garcia, a linha de Goba chegou a ser projetada como rota alternativa para o escoamento de mercadorias da África do Sul para o Porto de Maputo e vice-versa, opção que cedo foi descartada devido a problemas de segurança detetados na ponte sobre o rio Umbelúzi.
Devido à falta de segurança naquela ponte, as autoridades ferroviárias sul-africanas chegaram a desaconselhar o uso da linha de Goba como rota alternativa para o escoamento de carga acumulada em Kommatiport, na África do Sul, durante o tempo que durou a interdição da linha de Ressano.
Com uma extensão aproximada de 226 quilómetros entre o Parque Industrial de Matsapa e o Porto de Maputo, a linha de Goba tem capacidade para receber comboios com até 50 vagões circulando a velocidades que variam entre os 50 e 60 quilómetros por hora.
De acordo com dados confirmados pela Companhia de Caminhos de Ferro da Suazilândia, a linha de Goba está em boas condições tanto no troço moçambicano como no suázi, resultado dos últimos investimentos feitos na sua reabilitação, que consistiram sobretudo na substituição das travessas de madeira por outras, em betão, além da uniformização da via através da soldadura das peças da ferrovia.
Tradicionalmente, segundo a fonte, a linha de Goba vem sendo usada como rota de escoamento do açúcar da Suazilândia através do Porto de Maputo, com volumes entre 200 mil e 240 mil toneladas por ano. Apesar da grande concorrência ultimamente imposta pelo transporte rodoviário, a linha vem sendo preferencial para o escoamento daquele produto para Maputo.
Presentemente, o açúcar e o ferro-crómio fazem 50 por cento da carga transportada através da linha de Goba, razão por que a via foi apresentada como disponível para atender ao tráfego de Kommatiport para Maputo, que não pode ser escoado via Ressano Garcia devido ao encerramento daquela ferrovia.
Para a Suazilândia, a linha de Goba vai continuar sendo vital para o acesso ao Porto de Maputo enquanto porta mais próxima para as suas importações e exportações, que se tornam mais baratas e competitivas quanto menor for a distância a cobrir.
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