A Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental tem o grato prazer de apresentar a realização do Curso Estratégias de controlo de agentes biológicos resistentes e de subprodutos da oxidação química no tratamento de águas , que terá lugar nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2013, no LNEC, Núcleo de Engenharia Sanitária.
O recurso à oxidação química no tratamento de águas visa em larga medida o controlo do crescimento microbiológico nas instalações de tratamento e da qualidade microbiológica da água produzida, e.g. para consumo humano ou reutilização. Este é habitualmente conseguido através da inativação dos agentes biológicos nas etapas de pré-oxidação (em ETA) e desinfeção final em ETA e ETAR.
Existem, porém, formas biológicas resistentes à oxidação química (FR, tais como, endosporos bacterianos, viriões, (oo)cistos de Cryptosporidium e Giardia e ovos de helmintas) que poderão pôr em causa a segurança microbiológica da água se não forem eficazmente inativadas ou removidas por processos alternativos ou complementares.
Além do papel na desinfeção da água, a pré-oxidação em ETA é frequentemente necessária para a remoção de ferro, manganês e microcontaminantes orgânicos – pesticidas, compostos que conferem cheiro e sabor à água, cianotoxinas e outros contaminantes emergentes. Pode ainda afetar (melhorar ou piorar) a eficácia da etapa de clarificação a jusante, dependendo da reação com a matéria orgânica natural (NOM) e da qualidade da água a tratar no material que lhe confere turvação.
Contudo, da reação dos oxidantes ozono, cloro e dióxido de cloro com a NOM, as células microbianas e seus metabolitos e com os micro-contaminantes resultam vários subprodutos da oxidação (OBP) (sempre incompleta, na prática), que, em função das características físico-químicas da água, dos oxidantes e das doses aplicadas, poderão ser indesejáveis. Entre eles destacam-se i) os compostos halogenados e não halogenados com efeitos nocivos para a saúde (e.g., compostos organobromados, trihalometanos e bromato, OBP de fármacos com maior poder desregulador endócrino do que o composto de partida) e ii) os compostos orgânicos não halogenados de baixo peso molecular e facilmente biodegradáveis que podem comprometer a estabilidade microbiológica da água durante a adução e distribuição.
O conhecimento dos mecanismos de resistência biológica e dos fatores associados à formação de OBP possibilita a definição de estratégias que garantam uma desinfeção segura e um baixo teor em OBP na água produzida.
PROGRAMA
6 de fevereiro
09:00 Entrega de documentação.
09:30 Apresentação do curso.
09:45 FR e OBP – o problema.
10:00 A oxidação química no tratamento de águas.
10:45 As características físico-químicas da água a tratar e a eficácia da oxidação química.
11:15 Pausa para café
11:30 Mecanismos de resistência das FR e seu controlo em ETA e ETAR convencionais.
13:00 Almoço
14:00 Os precursores dos OBP.
14:30 Os OBP do ozono – Mecanismos de formação, estratégias de controlo.
15:15 Os OBP do dióxido de cloro - Mecanismos de formação, estratégias de controlo.
16:00 Pausa para café
16:15 Os OBP do cloro - Mecanismos de formação, estratégias de controlo.
16:45 Critérios para seleção do pré-oxidante e do desinfetante final.
17:30 Encerramento dos trabalhos.
7 de fevereiro
09:00 Capacidade das ETA convencionais para controlo simultâneo de FR e de OBP.
09:45 Avaliação de desempenho operacional da préoxidação e da desinfeção final.
11:00 Pausa para café
11:15 Tecnologias alternativas/complementares para controlo de FR e OBP – radiação UV; sistemas de carvão ativado (PAC e (bio)filtros), membranas (MF, UF, NF) e processos híbridos (PAC/MF, PAC/UF).
13:00 Almoço
14:00 Contaminantes emergentes - desafios associados.
14:30 Workshop: Estratégias para controlo de FR e de OBP
Convidados: Cecília Alexandre (ERSAR), Helena Lucas e Joaquim Freire (Águas do Algarve) (a confirmar)
16:00 Pausa para café
16:15 Workshop: continuação
17:30 Encerramento dos trabalhos.
Secretariado e informações
APESB
Carla Galier
Av. do Brasil 101 | 1700-066 Lisboa
apesb@apesb.org
Tel.: 218 443 849
Curso | Estratégias de controlo de agentes biológicos resistentes e de subprodutos da oxidação química no tratamento de águas


 Endereço de Partilha
 Endereço de Partilha

 
			
			
 
					
				 
			 Curso sobre controlo de agentes biológicos no tratamento de águas
 Curso sobre controlo de agentes biológicos no tratamento de águas
				




 
					
					
					
						 Responder com Citação
  Responder com Citação

Partilha