Numa época em que é desejável que a Engenharia Civil cresça em múltiplas direções, a nossa Associação Profissional está, mais do que nunca, sensibilizada para a valorização do Património Construído.

Neste património incluem-se edifícios patrimoniais, alguns históricos, e infraestruturas, como barragens, caminhos de ferro, estradas, pontes e túneis, que exigem, pela sua importância social e económica, adequada conservação e intervenções de reabilitação, por forma a manterem desempenhos eficientes e elevados padrões de segurança. Para além disso, é possível, e mesmo desejável, que se aproveite a existência destas infraestruturas para dar resposta a novos requisitos, promovendo, para tal, intervenções de renovação, as quais se constituem como ações de valorização do património. Em muitos casos, estas intervenções são de carácter estrutural, sendo a engenharia geotécnica, ao mais competente nível da sua especialização, chamada a intervenções exigentes. Os desafios são interessantíssimos quando se lida com este assunto, quer pela singularidade dos problemas, quer pela sensibilidade das intervenções, quer ainda pela necessidade de aproveitar dentro do possível o que existe construído, para tornar as intervenções económica e ambientalmente sustentáveis.

A Engenharia Geotécnica Portuguesa, em particular nos aspetos que se relacionam com as fundações especiais, com as barragens e com as infraestruturas de transporte, desenvolveu nas últimas décadas capacidades técnicas ao mais alto nível internacional, com um cariz fortemente inovador, criando conceitos de intervenção caracterizados pela versatilidade e singularidade das soluções que integram, em pleno respeito pela preservação da forma arquitetónica, por um lado, e da estabilidade estrutural e funcionalidade, por outro.

Na perspetiva de se fazer uma divulgação dessas soluções e uma difusão junto dos decisores e investidores da capacidade da nossa engenharia geotécnica, a especialização em geotecnia organiza a terceira sessão do ciclo de tertúlias sobre "Engenharia Geotécnica na Reabilitação do Património Construído", que decorrerá no dia 15 de Março de 2013, das 17h15 às 19h30, com especialistas de reabilitação de Edifícios, Fortificações, Túneis e de Vias Férreas.

Informações
Ordem dos Engenheiros
Secretariado dos Colégios
Av. António Augusto de Aguiar, 3D,
1069-030 Lisboa
T 213 132 662 F 213 132 672
E-mail: colegios@ordemdosengenheiros.pt