Citar Publicado Originalmente por TME Ver Mensagem
Num mundo ideal também todos os Engenheiros teriam trabalho. No meu caso posso dizer que tive a sorte de ter cadeiras ao longo da licenciatura que envolvem todas as áreas da Engenharia e tão depressa já tive que efectuar cálculos para estradas em vias de comunicação, como dimensionar pilares, lajes e vigas de edificios, como pontes e reservatórios, etc etc etc. Não me vou fazer de santinho e dizer que nunca pedi ajuda para trabalhos. Claro que pedi, todos já pediram! Todos os Engenheiros e estudantes de Engenharia têm uma área da Engenharia com que se identificam mais e com a qual têm mais facilidade em trabalhar. Mas, pedir para fazer trabalhos? Como diz a colega Lania, uma coisa é pedir ajuda, outra é fazer por ele um (neste caso dois) trabalhos académicos. Conheço muito boa gente, colegas de curso, que também já fizeram o mesmo, pediram a alguém para lhes fazer os trabalhos. Depois quando se chega aos exames finais das disciplinas acontece uma de duas coisas: ou se espalham redondamente ou então passam com a graça dos auxiliares de memória. Enquanto Engenheiro não acho que seja vergonha admitir que se precisa de ajuda como muitos outros colegas já o fizeram aqui no fórum. E como bem diz, todos precisamos uns dos outros quando se trata de áreas que não a da nossa especialidade, mas vai uma grande diferença entre o pedir ajuda e o pedir que se faça um trabalho pelo colega.
Acho que o único problema que se pode colocar é a concorrência desleal para com os colegas que vão fazer o trabalho sem ajuda externa. Mas como em tudo, cada um "desenrasca-se" como pode e desde que não se esteja a prejudicar ninguém não vejo mal nisso. Mas essa é só a minha opinião pessoal que pode não ser a opinião de toda a gente.
Tal como o almeida disse e dada a situação atual na construção, o colega deve já ter recebido vários contatos de pessoas mais do que qualificadas para fazer o trabalho e que o podem ajudar a compreender como se faz.