A portuguesa Martifer Renováveis, instalada no Ceará, uma das empresas participantes, obteve um contrato para fornecimento de energia elétrica gerada no parque eólico de Iacaraí.

Brasília - O leilão de energia eólica promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e realizado nesta segunda-feira (14) resultou na venda de 753 MW médios que originarão para as empresas vencedoras receita em torno de R$ 19 bilhões, por um período de 20 anos.

A portuguesa Martifer Renováveis, instalada no Ceará, uma das empresas participantes, obteve um contrato para fornecimento de energia elétrica gerada no parque eólico de Iacaraí e em parques a construir.

A empresa assegurou 217,8 MW de projectos eólicos, segundo comunicado divulgado nesta terça-feira.

Dos 16 projetos propostos pela empresa, localizados nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte, que somavam 370MW, a Martifer obteve nove, no total de 217,8MW, tendo obtido tarifas entre 151 reais e 152,7 reais.

A EDP Brasil, à semelhança de outras empresas do setor energético, não participou do leilão por considerar que o preço-base de 189 reais não se adequaria aos seus projetos no país.

De acordo com dados da Aneel, a Martifer ofereceu 1,23 milhões de MWh, ao preço de 151,08 reais por megawatt hora (MWh), com deságio de 20% face ao preço-base da licitação, que foi de 189 reais por MWh. O contrato deverá gerar receita à empresa portuguesa de aproximadamente 185 milhões de reais.

No final de sete horas de leilão online, a partir da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, em São Paulo, o preço médio de venda ficou em R$ 148,00.

A energia é adquirida pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), associação dos agentes do setor elétrico, que repassará o custo às distribuidoras.

Os contratos de compra e venda de energia, com 20 anos de duração, são válidos a partir de 1° de julho de 2012.

De acordo com a Aneel, estavam habilitados para o leilão 339 projetos de geração eólica. A habilitação foi feita pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Os projetos, na sua maioria (213), estão localizados nos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte, na região nordeste do Brasil, e somam potência instalada de 6.144 MW habilitados.


Fonte: Portugal Digital