-
Moçambique busca financiamento para grandes obras
Gaza está à busca de financiamento para a reabilitação e construção de importantes infra-estruturas para a contenção do caudal dos rios, bem como evitar cheias.
Neste momento, segundo o governador de Gaza, Raimundo Diomba, busca-se financiamento para grandes obras, dentre elas a construção da barragem de Mapai, ao longo do rio Limpopo; reabilitação da barragem de Massingir, em particular a sua conduta de fundo, que rebentou em 2008 e ainda não foi reparada.
Por conta disso, o risco de novas calamidades é real, quando chegar a época chuvosa e de cheias. “Qualquer aumento de água e qualquer situação que obrigar a voltar à situação de 2008, podemos voltar a ter uma calamidade que provavelmente será difícil de controlar”, alertou Diomba. “Portanto, medidas estão a ser tomadas. Ao longo dos rio dos Elefantes, que sai de Massingir para Chókwè, também temos aberturas que logo que tivermos as condições vamos fechar.
Agora, a prioridade é atender as cidades de Chókwè e Xai-Xai”, acrescentou o governador de Gaza.
Dados fornecidos pelo Governo indicam que, apesar de ainda se procurar financiamento para a barragem de Massingir, decorre um trabalho concreto por parte de uma empresa no sentido de fazer um descarregador auxiliar, que deve estar concluído ainda este ano, de forma a proteger a barragem. Entretanto, para além das barragens, outras infra-estruturas de apoio necessitam de um trabalho dos governos de Chókwè e Xai-Xai.
Nesta altura, a estrada Macia-Chókwè está danificada em algumas partes do seu percurso e Diomba volta apontar o financiamento como o grande obstáculo. “No rol de busca de soluções financeiras para conseguir reabilitar, vamos priorizar aquela estrada.
Todavia, é preciso recordar que as cheias fizeram com que os nossos planos não fossem de acordo com o que tínhamos planificado, uma vez que a destruição das estradas foi algo que aconteceu praticamente em toda a zona Sul”, disse o governador da província de Gaza à margem de uma cerimónia de graduação dos primeiros estudantes da Escola Superior de Economia e Gestão, delegação de Chókwè.
in O País
Permissões de Publicação
- Não pode criar novos tópicos
- Não pode publicar respostas
- Não pode publicar anexos
- Não pode editar as suas mensagens
-
Regras do Fórum
Partilha