-
Membro Júnior
Muro de contenção de terras
Boa tarde pessoal.
Estou com uma dúvida, principalmente por falta de experiência em cálculo de estruturas de suporte, que se prende com o seguinte:
Devido ao tempo que atravessamos (chuvas intensas e constantes) houve um terreno em que a parede antiga de pedra cedeu (já estava "escavada" no fundo) e agora será necessário fazer um novo muro de suporte no lugar desta (cerca de 3,00X2,50 m).
A minha opção seria fazer um enrocamento na base deste muro, como fundação, com cerca de 40cm de largura, depois nas extremidades colocar pilares (não sei que armadura usar.. ) e preencher o muro com blocos de alvenaria de 50x20x20, deixando o muro com uma inclinação para o solo a contenter de ~3%.
Imagem "tipo":
Como posso "calcular" se esta situação verifica os regulamentos? Como calculo a armadura a usar nos pilares!?
Obrigado pela ajuda, como sempre, não nascemos ensinados e a falta de possibilidade de estágio é muito incómodo.....
Notas:
O terreno a conter é terrenos agrícola, pelo que a sobrecarga a poder considerar será a de tractor médio (5.000kg).
Quanto ao solo não há estudos sobre o mesmo, seria para uma situação "normal" de "areia solta".
Na face exterior passa uma estrada com muito pouco movimento, ficando ao nível do arranque do muro.
Etiquetas deste Tópico
Permissões de Publicação
- Não pode criar novos tópicos
- Não pode publicar respostas
- Não pode publicar anexos
- Não pode editar as suas mensagens
-
Regras do Fórum
Partilha