A NVE anuncia a inauguração do Edifício “Casa das Torres” em Felgueiras que decorrerá na próxima sexta-feira, dia 30 de Novembro, na presença do Presidente da Câmara Municipal, Dr. Inácio Ribeiro. Trata-se de uma empreitada de requalificação e revitalização com prazo de execução de 365 dias, adjudicada à NVE, em Setembro do ano transato e que representa um investimento na ordem de 1milhão e 100 mil euros.Publicado a pedido de Rita Nogueira - NVE
Este palacete, de arquitetura brasileira, cuja origem remonta à década dos anos 20 do século anterior, foi originalmente construído por emigrantes portugueses no Brasil. Atualmente, e de forma a permitir que este espaço venha a ser a sala de visitas e de divulgação das potencialidades turísticas, económicas e culturais, do Concelho de Felgueiras, foi realizada uma intervenção de fundo na reconstrução do palacete, tornando o edifício num espaço que acolherá a Loja do Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Sede do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa.
A potência arquitetónica e urbanística do edifício foi preservada e o interior do edifício foi dimensionado numa lógica que respeita o conforto e funcionalidade das instalações.
Como aspetos construtivos relevantes destacam-se: o desmonte de todos os elementos estruturais interiores ao edifício e a apresentação de uma solução completamente nova para a contenção das paredes de pedra existente de modo a garantir a estabilidade dos elementos a manter, e também de modo a que seja possível interligar os novos elementos estruturais em Betão Armado; o tratamento de recuperação e consolidação da estrutura de suporte existente em madeira; a recuperação e reconstituição de elementos em ferro que se apresentavam num estado avançado de degradação; a conservação e recuperação das paredes exteriores, incluindo as molduras de esquadrias exteriores existentes e sua reconstituição sempre que necessário, e a execução de um novo corpo, acoplado ao edifício existente, constituído pela caixa de escadas, totalmente em vidro, e pelo elevador, criando o efeito de uma nova “torre” pela elevação das duas paredes laterais de suporte da caixa do elevador.
No que concerne aos espaços exteriores é de salientar não só todo o cuidado na proteção e manutenção das árvores existentes a preservar, bem como a ligação visual do edifício com a fonte e tanque existentes agora recuperados, permitindo assim total abertura da casa aos espaços envolventes.
A NVE congratula-se por dar o seu contributo para o “renascimento” de um edifício tão emblemático como este, na cidade de Felgueiras.
Partilha