Bom dia a todos,
Estou aqui pois acho que é o lugar ideal onde posso encontrar profissionais na área para me ajudarem. Estou no 3 sem de Eng. Civil e cai na besteira de entrar para um concurso de treliças na minha faculdade. Pois bem, não tive nenhuma matéria ainda relacionada diretamente com cálculos referentes.
Andei lendo bastante a respeito e encontrei muita informação bacana. Preciso desenvolver duas treliças identicas capaz de vencer um vão de 180cm tento na sua largura no máx 200cm e 150cm de altura. sendo que essas duas treliças serão unidas por barras do mesmo material para realizar o carregamento para ruptura.
Uma classificação através do coeficiente adimensional K=F/P (f=carga máx suportada antes do colapso (N), p= peso da estrutura (N))
A treliça será confeccionada com madeira "pinus elliottii" ligadas com parafusos, arruelas, porcas.
Sabendo disso e procurando o necessário para o desenvolvimento dessas treliças achei que precisaria saber:
1 - Condição isostática
encontrada fazendo o calculo de 2n=b+v
no caso da treliça escolhida seria 20=20
acredito que significando que seja isostática
2 - Reações de Apoio
EFx = 0 / EFy=0 / EM=0
onde Efx sendo todas forças em x e EFy todas forças em y. O problema maior pra mim foi saber como acho o EM=0 sendo Momento fletor.
3 - Calculo das forças aplicadas nas barras pelos NÓS.
isso não seria tão complicado
Esta imagem abaixo é a representação da estrutura escolhida, fiz em um programa chamado Ftool, ele me deu resultados baseado em uma força de 50N.
Minha maior dúvida é como fazer para achar o limite de esforço suportado. vamos supor que faço a treliça e coloco em teste, preciso saber qual é o máximo de carga que ela vai suportar antes de se romper e mostrar isso em calculos.
PRECISO DE AJUDA.
muito obrigado e desculpe pelo WALL OF TEXT
Partilha