PROPOSTA DE REDE FERROVIÁRIA PORTUGUESA DE BITOLA EUROPEIA
S. Pompeu Santos


1. Concepção geral

A rede será constituída por dois eixos horizontais:
- Corredor Lisboa-Caia (Madrid) (com ligações para Valladolid-Irun e Saragoza-Barcelona), e
- Corredor Pampilhosa-Vilar Formoso (com continuação pelo eixo Salamanca-Valladolid-Irun); e
um eixo vertical:
- Corredor Porto-Lisboa-Sines (com ligações ainda aos portos de Leixões, Aveiro e Setúbal).
A rede vai servir para:
- Transporte de mercadorias; e
- Transporte de passageiros (em AV, nos corredores Lisboa-Porto e Lisboa-Madrid).
A linha Lisboa-Caia será de via dupla, nova entre Poceirão e Caia, enquanto no troço Lisboa-Poceirão será usada
a linha existente, convertida para bi-bitola e com passagem pela ponte 25 de Abril, dispensando assim uma Nova
Travessia do Tejo. No troço Poceirão-Évora a linha será de bitola europeia e no troço Évora-Caia será bi-bitola.
A linha Lisboa - Porto será nova, de via dupla e bitola europeia. No troço entre Lisboa e Vila Nova da Rainha
será usado o actual canal da linha do norte entre, ocupando duas das quatro vias já existentes. Entre
Alhandra e Vila Franca de Xira será construído um túnel com 5 km de extensão. Nas zonas das estações
intermédias: Aveiro, Coimbra e Leiria, a linha passa ao largo, em “by-pass”, fazendo-se o acesso às estações
através das linhas existentes, convertendo esses troços para bi-bitola.
A linha Pampilhosa-Vilar Formoso será a actual linha da Beira Alta, que passará a bi-bitola.
A linha Poceirão-Sines será de via única e bitola europeia. No troço Grandola-Sines será nova, enquanto no
troço Poceirão-Grandola será obtida instalando uma via de bitola europeia na plataforma já existente.
As ligações aos portos de Leixões, Aveiro e Setúbal serão realizadas pelos actuais ramais, em via única, os
quais serão convertidos para bi-bitola. Eventualmente, será ainda construída uma linha de via única de bitola
europeia, ligando Poceirão e Vila Nova da Rainha, de modo que o tráfego de mercadorias norte-sul não
tenha que atravessar Lisboa.
A rede de bitola europeia articula com a rede de bitola ibérica nas zonas das estações, as quais serão
comuns às duas redes, bem como em plataformas logísticas, localizadas em pontos estratégicos.
A estação de passageiros em Lisboa será em Entrecampos.
O custo total da rede será de cerca de 5 mil milhões de Euros.
Em Espanha será necessária a conclusão da nova linha em bitola europeia Madrid-Badajoz, bem como converter
para bi-bitola os troços em bitola ibérica Madrid-Valladolid, Vilar Formoso-Valladolid e Palência-Vitória.


2. Características das linhas e custos



- Linha Lisboa - Caia
Via dupla; AV
Lisboa-Poceirão e Évora-Caia: bi-bitola
Poceirão-Évora: bitola europeia
Custo: 1185 M€
- Linha Lisboa - Porto
Via dupla; AV
Custo total: 2825 M€
- Linha Pampilhosa - VilarFormoso
Via única; bi-bitola
Custo: 360 M€
- Linha Poceirão - Sines
Via única; bitola europeia
Poceirão-Grândola: 75 M€
Grândola-Sines: 160 M€
- Ligações aos portos de Leixões, Aveiro e Setúbal
Via única; bi-bitola
Ramal de Leixões: 40 M€
Ramal de Aveiro: 20 M€
Ramal de Setúbal: 15 M€
- Linha Poceirão - VNRainha
Via única; bitola europeia
Custo: 260 M€