Sistema de Estacionamento
Professor Álvaro Seco

O automóvel passa muito mais tempo imobilizado, ocupando espaço
público ou privado, do que em movimento. Antes e no fim de cada viagem
é necessário dispor de um local próprio para estacionar o automóvel, o
que, particularmente em áreas urbanas, não é fácil de encontrar.
Neste quadro o sub-sistema de estacionamento é uma componente muito
importante do sistema de transportes, na medida em que as suas
características (nível e tipo de oferta) têm potencialmente um impacto
significativo ao nível da atractividade do modo automóvel, com resultados
óbvios ao nível da repartição modal, bem como a outros níveis
nomeadamente ambiental ou da qualidade de vida urbana.
Por outro lado diferentes opções de mobilidade, mais ou menos assentes
no automóvel individual, implicarão, naturalmente, a disponibilização de
diferentes níveis de oferta de estacionamento.
É assim claro que uma política de estacionamento coerente deverá ser
sempre uma componente fundamental de qualquer Política de Mobilidade
Urbana, auxiliando na implementação das opções fundamentais por esta
definida, para o que deverá ter não apenas associada a definição dos níveis
e localização adequados da oferta a providenciar em cada zona, mas
também as respectivas condições de acesso, utilização e interligação com
os outros elementos do sistema de transportes.