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Vale e Rio Tinto organizam campanha de segurança ferroviária
As empresas Vale Moçambique e Rio Tinto estão a apoiar uma campanha de segurança ferroviária e consciencialização sobre os riscos envolvendo comboios e comunidades ao longo da Linha de Sena, em Moçambique.
As empresas Vale Moçambique e Rio Tinto estão a apoiar uma campanha de segurança ferroviária e consciencialização sobre os riscos envolvendo comboios e comunidades ao longo da Linha de Sena, em Moçambique, que liga o distrito de Moatize, na província de Tete, à cidade da Beira, na província central de Sofala, informa a agência AIM.
Liderada pela empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), em parceria da Polícia da República de
Moçambique, a campanha abrange as localidades de Dondo, Muanza, Inhaminga, Marromeu, Caia, Sena, Doa e Sinjal, para além dos bairros da Munhava e da Manga, na Cidade da Beira.
Um comunicado da Vale Moçambique recebido pela AIM destaca que a campanha terá a duração de quatro meses e levará às comunidades o conhecimento sobre as operações ferroviárias e, sobretudo, os riscos associados à passagem dos comboios, para se elevar o respeito das ações de segurança e reduzir a ocorrência de acidentes.
As apresentações temáticas estão a ser realizadas em locais de grande concentração de pessoas, incluindo praças públicas e escolas numa ação que contempla o uso de emissões de rádio com particular destaque para as estações que usam línguas locais.
Vanderlei Marques, Diretor de Logística da Vale Moçambique, disse que a segurança ferroviária é uma fonte
permanente de preocupação para a empresa porque estão em causa vidas humanas, tendo referido a propósito que "a Vale tem como valor primar pela vida e, sem dúvida, a empresa tem um comprometimento com as comunidades onde opera".
O Diretor de Logística da Vale destacou ainda que após um ano de operação logística, o nível de tráfego que se verifica ao longo das ferrovias aumentou, e é prioridade da empresa que as comunidades estejam informadas sobre os cuidados que devem ser tomados no tráfego próximo à linha férrea, seja de carro, bicicleta, moto ou mesmo a pé.
No ano passado, em média passavam naquela via três comboios diários em cada sentido pelas localidades e nos
próximos meses, o número de comboios deverá chegar a seis comboios daí a necessidade de as comunidades saberem como como lidar com este tráfego cada vez mais intenso.
A Linha de Sena é a principal infraestrutura de transporte de passageiros, mercadorias e carvão mineral, que liga as províncias de Tete e Sofala, tendo permanecido 28 anos paralisada devido a guerra dos 16 anos terminada com a Assinatura do Acordo Geral de Paz em 1992.
in África 21
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