Boa tarde. Vim aqui expor a minha situação que eu acho no minimo ridicula. Vou ser de linguagem simples.
Tirei o bacharelato de 3 anos no ISEL no regime pré-bolonha. No ano que acabei, foi implementado Bolonha em Portugal. Obviamente, e com a permissão e recomendação de todo o ISEL (professores e direcção) segui para o mestrado pós bolonha, não ia começar de novo obviamente. Tive mais 2 anos de mestrado e acabei o curso em 5 anos com Bacharelato+Mestrado.
Qual não é o meu espanto agora, quando a Ordem dos Engenheiros não aceita a minha candidatura a membro, dizendo que precisava de ter a licenciatura antes do mestrado. Isto depois de colegas meus em situações iguais terem sido aceites. A Ordem diz que a partir de agora só aceita quem tem licenciatura pré-bolonha, licenciatura pós-bolonha, mestrado pós-bolonha após licenciatura e mestrado integrado. Ou seja, tou tramado fui vitima da sociedade. É ridiculo aceitarem licenciaturas actuais de apenas 3 anos e não aceitarem uma pessoa que tem 5 anos de curso (3 de bacharelato + 2 de mestrado)., isto depois de já terem aceite membros em condições mesmo iguais.
Sem inscrição na Ordem, sou mestre em Engenharia mas não posso exercer a profissão. Vou ter de amoxar no ISEL mais um ano, pagar mais perto de 900€ de propinas para ter uma cadeira (Inglês) de 2 creditos e assim ter a licenciatura que eles tanto querem.
Já estou a estagiar e não sei bem o que poderei fazer para contornar isto. Vou ter de engolir o orgulho e arranjar maneira de dar mais dinheiro a quem não merece. Enfim, Portugal!
Partilha