Citar Publicado Originalmente por suzy Ver Mensagem
Pedro, percebo perfeitamente a vontade de começar a trabalhar e praticar engenharia no mundo real. A forma mais fácil é enviar cartas de apresentação a uma série de empresas, a pedir um estágio. Mesmo se for não remunerado, vale a pena porque se começa a aprender qq coisa.
O processo de bolonha em si acho que foi positivo, pois há uns anos atrás, já tinha eu uma licenciatura, fui fazer um estágio na Holanda e tive muitas dificuldades para que me aceitassem como "M.sc". Agora já não há essa dúvida. Pelo menos lá fora . O aspecto que eu não concordo em nada é com as designações. Lá fora temos:

3 anos - Bachelor
3+2 - Master

em Portugal temos

3 anos - Bacharelato? Licenciatura?
3+2 anos - Licenciatura ? Mestrado?
3+2+1 - Mestrado?

Não era mais fácil simplesmente continuar a chamar a um curso de 3 anos bacharelato (=bachelor)?
Em Portugal existe a mania de complicar as coisas. A verdade é que o nosso país vai buscar as ideias lá fora, mas depois detorpa-as um pouco da realidade, mas isso são os nossos politicos "corruptos" a quererem inventar e no fim, claro, dá asneira.

Era muito mais simples óbviamente designar um curso de 3 anos como bacharelato e não andar cá com estas confusões todas de licenciados etc etc, que só confundem o povo!

Gostava que me explicasse quando diz que o seguinte: "...fui fazer um estágio na Holanda e tive muitas dificuldades para que me aceitassem como "M.sc"." o que quer dizer com isto exactamente? Desculpe a minha ignorância, mas existem sempre coisas que me transcendem...!