A maior construtora portuguesa está na fase final de negociações para a compra de 50% de uma empresa brasileira de recolha e tratamento de resíduos.

O grupo português Mota-Engil, que recentemente iniciou operações no mercado brasileiro, planeia investir até 30 milhões de euros em aquisições de empresas no Brasil e no México ao longo do próximo ano, informou a Mota-Engil em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A empresa portuguesa, a maior do sector da construção, indicou ainda que "estes investimentos estão ainda em curso de negociações com os parceiros, pelo que os montantes finais poderão vir a ser alterados".

Mas a Mota-Engil considera que mais importante do que o valor dos investimentos é o sinal que dão de compromisso do grupo com a expansão internacional. Segundo a Mota-Engil, "a relevância destas operações relaciona-se com o facto de serem um sinal adicional de confirmação da estratégia de internacionalização e diversificação do grupo, não decorrendo dos montantes envolvidos nos respectivos processos negociais".

No Brasil está em causa a compra de parte de uma empresa de resíduos. Através da Mota-Engil Ambiente e Serviços, o grupo português "está a ultimar negociações para aquisição de uma participação de 50% numa sociedade que opera no mercado de recolha e tratamento de resíduos", disse a companhia num outro comunicado à CMVM.

A confirmar-se, acrescenta a Mota-Engil, "tratar-se-á de um investimento que marca definitivamente a concretização da estratégia de diversificação do grupo neste mercado, onde o primeiro investimento decorreu, e ainda decorre, na área de concessões de transportes".

A construtora portuguesa está ainda à procura de negócios no México. A Mota-Engil refere que "a potencial aquisição de uma empresa de construção no México marca o alargamento do tipo de actividades do grupo neste país", sendo que neste caso o alvo é uma empresa local com marcada presença no sector, sendo objectivo da Mota-Engil adquirir 50% da sociedade em parceria com a Opway.


Fonte: Portugal Digital