-
Projecto de electrificação do distrito de Funhalouro
O Presidente da República (PR), Armando Guebuza, inaugurou, na última quarta-feira, o projecto de electrificação do distrito de Funhalouro, em Inhambane. O mesmo está inserido no Plano de Electrificação Rural da província.
O projecto, cujas obras tiveram início em Agosto de 2010, foi implementado pela empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM). O financiamento foi garantido pelo Exim Bank da Índia, no valor aproximado de 150 milhões de meticais, enquanto a consultoria ficou a cargo da empresa Engerop Moçambique. As obras foram executadas pela empresa Angelique Internacional Limited.
A inauguração do projecto de electrificação do distrito de Inhassouro enquadra-se no âmbito da presidência aberta que Armando Guebuza está a efectuar à província de Inhambane.
Falando a jornalistas à margem da cerimónia de inauguração, o Ministro da Energia, Salvador Namburete, disse que com o projecto estão já criadas “as condições para maiores avanços do ponto de vista social e económico do distrito de Funhalouro”. “Foi um dos últimos distritos a ser electrificado e já está a fazer uma grande diferença. São cerca de 400 famílias já ligadas, mas as ligações vão continuar. Portanto, é uma vitória para Funhalouro”, disse o ministro.
Salvador Namburete realçou a necessidade de se preservar a infra-estrutura para que, segundo ele, “não se recue todo o esforço que foi feito para se implementar energia em Funhalouro”.
Com a electrificação de Funhalouro, todos os distritos da província de Inhambane estão já ligados à rede nacional de energia eléctrica da EDM e, segundo apurámos, o empreendimento ontem inaugurado traduz o esforço e planos desenhados pelo Governo de Moçambique que tem como objectivo electrificar o país, permitindo que maior número da população tenha acesso à energia eléctrica. “Com a chegada de energia da Rede Nacional da EDM a Funhalouro, fica preenchido um dos fundamentais pressupostos para se acelerar o desenvolvimento da província de Inhambane, com impacto directo na vida da população”, frisou Namburete.
in Notícias
Permissões de Publicação
- Não pode criar novos tópicos
- Não pode publicar respostas
- Não pode publicar anexos
- Não pode editar as suas mensagens
-
Regras do Fórum
Partilha