No que concerne à organização e participação da AEP na Feira Constrói Angola, tornou-se notório o aumento do número de empresas presentes comparativamente com o ano anterior. De facto, o ano passado a Feira contou com 8 empresas nacionais, enquanto que este ano 25 empresas portuguesas estiveram presentes neste importante certame Angolano. As empresas presentes participaram pela primeira vez na feira Constrói, contudo é de frisar a participação de algumas delas, já em anteriores acções da FILDA (Feira Multi-Sectorial em Angola).
A participação nesta Feira assumiu particular importância, para as empresas da Construção Civil, Obras Públicas e Equipamentos para a Segurança, uma vez que Angola se encontra numa fase de reconstrução das suas infra-estruturas destruídas pela guerra e por anos sem manutenção. Apesar da actual conjuntura económica, foi visível o esforço do governo em dinamizar este sector de actividade, tal como evidencia o mais recente projecto lançado pelo Governo prevendo a construção de um milhão de casas em quatro anos nas várias províncias Angolanas.
Angola encontra-se numa fase de grande desenvolvimento de infra-estruturas, habitação e desenvolvimento de parque empresariais. A feira apresentou-se como uma ferramenta primordial para as empresas portuguesas promoverem os seus produtos e serviços, assumiu-se como elo de ligação entre os dois países, e fundamentalmente como plataforma entre a oferta e a procura, propiciando e fomentando a troca de experiências entre empresas nacionais e Angolanas. Consequentemente é de facto um marco importante a presença das empresas nacionais na feira, de forma a penetrarem neste mercado tão receptivo e gerador de negócios.
Ao longo das últimas edições a feira tem vindo a registar um crescimento acelerado sempre com o objectivo de apresentar aos visitantes uma mostra representativa dos sectores da construção. A necessidade de melhorar a oferta de produtos no mercado, bem como a identificação de novas tecnologias para a área da construção civil e obras públicas, tornou a Feira Constrói Angola um palco privilegiado para o estabelecimento de parcerias entre os empresários portugueses e os empresários angolanos.
A AEP - Associação Empresarial de Portugal possui vários anos de experiência nos mercados internacionais e nomeadamente no angolano, possibilitando às empresas apoio logístico e serviços personalizados.
Conhecedora de que a localização e a imagem dos stands se revelam de extrema importância para a projecção e atractividade das empresas, a AEP seleccionou estrategicamente o centro do Pavilhão 2 da FIL para as suas empresas. Os stands possuíram uma imagem inovadora, moderna e apelativa transparecendo a Marca Portugal, que abrangeu as 25 empresas que a AEP apoiou neste certame, como marca de qualidade e confiança.
As empresas nacionais obtiveram bastantes contactos, encomendas, bem como possibilidades de eventuais parcerias com empresários Angolanos. Contudo é de realçar, que o follow-up dos contactos efectuados na feira é essencial para a concretização do negócio.
O sucesso da empresa no mercado passa de igual modo, pela presença efectiva e integral de um representante comercial in loco.
Fonte: AEP - Associação Empresarial de Portugal
Partilha