O governo de Moçambique aprovou na terça-feira a constituição da Empresa de Desenvolvimento de Maputo Sul, entidade que vai gerir o projecto de construção da ponte entre a capital Maputo e o município da Catembe, na outra margem da baía de Maputo.
Nos termos do decreto governamental, a Empresa de Desenvolvimento de Maputo Sul será ainda responsável pela construção das estradas entre a Catembe e a estância turística da Ponta do Ouro, na fronteira com a província sulafricana de Kwazulu-Natal, e entre as vilas de Boane e da Bela-Vista.
O porta-voz do Conselho de Ministros e vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Henrique Banze, informou que a ponte e as novas estradas terão pagamento de portagens "a fim de garantir a sustentabilidade do projecto".
A construção da ponte para a Catembe e das novas estradas deverá ser financiada pelo Banco Nacional de Investimentos, instituição em que o Estado moçambicano e o grupo estatal financeiro português Caixa Geral de Depósitos têm participações iguais de 49,5 por cento e o Banco Comercial e de Investimentos 1 por cento.
in macauhub
Partilha